Marketplaces: como ter sucesso levando seus produtos para essas plataformas?

Marketplaces são plataformas digitais bastante populares atualmente, que funcionam como shoppings virtuais, unindo diferentes marcas para oferecer grande variedade de produtos para os consumidores escolherem à vontade. 

De acordo com relatório do Webshare Report, só o Mercado Livre recebe, em média, 605,6 milhões de acessos mensalmente. Levantamentos do Bank of America Merrill Lynch  mostraram que o Net Promoter Score do Mercado Livre, que mede o nível de satisfação dos clientes, é de 61 pontos. 

O absoluto domínio dos marketplaces no mercado digital é um assunto que vem sendo cada vez mais comentado em estudos sobre o segmento. Estatísticas como essas apresentadas já são uma constante nos buscadores – isso, por si só, já demonstra a relevância em expansão dos marketplaces. 

Se é lá que vende, é pra lá que eu vou

Levar os produtos para os marketplaces, como o Mercado Livre, por exemplo, é uma tendência em franco crescimento, que cada vez conquista mais empreendedores. A adesão dos consumidores nessas plataformas é tão grande, que as buscas internas já ultrapassam as buscas no Google pelos produtos desejados. 

Por isso, ignorar o poder dos marketplaces é jogar contra si mesmo e perder grande espaço para a concorrência. Preparamos algumas dicas para ter sucesso nessas plataformas multimarcas de vendas: 

Mantenha os olhos na concorrência

Observar o que  seus concorrentes andam fazendo é fundamental. Assim, você poderá contar com um verdadeiro termômetro comparativo, para entender o que falta nas suas estratégias. 

Pratique uma boa precificação nos marketplaces

Pesquise os valores cobrados entre concorrentes e a partir dos preços investidos ao abastecer seu estoque. Dessa forma, você poderá oferecer valores que beneficiem os consumidores e o seu negócio.

Capriche na apresentação dos produtos

Utilize fotos de qualidade para apresentar seus produtos, tornando-os mais desejados. Para isso, invista em imagens de alta resolução. Mas tenha cuidado para que não fiquem pesadas demais, assim, os consumidores interessados podem ter dificuldades para abri-las ou até desistirem por causa da demora. 

Estimule as avaliações

Nos marketplaces, poder contar com comentários positivos e notas altas, pode ser o grande diferencial entre você e o concorrente, levando o consumidor direto ao carrinho de compras. Deixe um recadinho na embalagem dos produtos, agradecendo pela compra e pedindo que deixe um depoimento sobre a experiência que teve durante a compra e com o produto em si. 

Dê atenção redobrada para a categorização dos produtos

A categorização dos seus itens é uma etapa que deve ser realizada com bastante atenção, pois vai fazer com que seus produtos sejam encontrados mais facilmente. Cuidado também para não errar a categoria e subcategoria; nestes casos, você poderá até mesmo ser penalizado pela plataforma.

Conclusão

Levar seus produtos para os marketplaces é a melhor maneira de vender mais, promover sua marca e garantir maior visibilidade para seus itens. Ao entrar nessas plataformas, as vendas ocorrerão com maior facilidade. Mas para isso acontecer, é preciso adotar algumas estratégias importantes. Seguindo as dicas que mencionamos aqui, suas vendas nos marketplaces, como o Mercado Livre, por exemplo, terão mais chances de ocorrer.  

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