Dicas para manter uma boa reputação no Mercado Livre

Todos os empreendedores que realizam vendas por meio de marketplaces desejam ter uma boa reputação, mas, como manter uma boa reputação no Mercado Livre?

Para responder esta questão em primeiro lugar é preciso que conheça os critérios da plataforma.

Pensando nisso, nós trouxemos os principais critérios deste marketplace, assim como, dicas para manter uma boa reputação no Mercado Livre. Confira!

Como funciona a reputação do vendedor de Mercado Livre

 O Mercado Livre possui alguns critérios para calcular a reputação de vendedor, logo, o primeiro é alcançar as primeiras 10 vendas.

Em seguida, os demais critérios são:

  • Reclamações do comprador

Para ser um vendedor verde as reclamações não podem ser superiores a 3% das vendas.

  • Tempo de postagem das mercadorias

O tempo de envio não deve ultrapassar 15% do total das vendas.

  • Cancelamento de vendas por parte do vendedor

O cancelamento de vendas por parte do vendedor não pode ser superior a 2% das vendas.

Além disso, caso cancele mais de 2,5% das vendas a sua conta pode ser suspensa temporariamente.

Logo, a cor verde significa que você possui uma boa reputação de vendedor. Caso as porcentagens que mencionamos aumentem a cor pode ir para amarelo ou laranja, o que será ruim para suas vendas.

Benefícios em se tornar um MercadoLíder

Ao manter uma boa reputação no Mercado Livre, você se torna um MercadoLíder e adquire muitos benefícios para suas vendas como, por exemplo:

  • Maior visibilidade;
  • Atendimento personalizado na plataforma;
  • Reuniões presenciais e online com a equipe do Mercado Livre para receber capacitação e aconselhamento, com intuito de ter sucesso com as vendas;
  • Manutenção do eShop grátis;
  • 50% de desconto no Mercado Envios, possibilitando que ofereça frete grátis para seus clientes.

Dicas para manter uma boa reputação no Mercado Livre

É notória a importância em cuidar da sua reputação, assim sendo, as principais dicas são:

  • Reclamações

O ideal é não ter nenhuma reclamação no seu perfil. Mas, para ter uma boa reputação é necessário que as reclamações com mediação do Mercado Livre não exceda 1%.

Portanto, ofereça apenas produtos de qualidade, responda às dúvidas dos consumidores rapidamente e após aprovado o pagamento da compra não demore em postar a mercadoria.

Além disso, mantenha a educação em todo o processo de vendas, principalmente no pós-venda se o consumidor encontrar algum problema com o produto.

  • Cancelamento das vendas

De maneira idêntica às reclamações, o recomendado é que não aconteça nenhum cancelamento. Caso aconteçam, os cancelamentos com devolução de dinheiro não pode ultrapassar a 2%.

Para que isto não aconteça a principal dica é postar a mercadoria rapidamente, isto é, após o pagamento ser aprovado.

Agora se o consumidor desejar cancelar a compra busque identificar o motivo. Assim, será possível prestar um excelente atendimento para verificar as possibilidades dele não realizar o cancelamento.

De modo geral para manter uma boa reputação no Mercado Livre é necessário ter mais de 60 vendas concretizadas. Logo, o faturamento total destas deve ser de R$ 36.500 ou mais, entre outros critérios.

Precisando melhorar o seu posicionamento e reputação no Mercado Livre para decolar suas vendas? Entre em contato conosco.

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