Marketplaces são plataformas digitais bastante populares atualmente, que funcionam como shoppings virtuais, unindo diferentes marcas para oferecer grande variedade de produtos para os consumidores escolherem à vontade.
De acordo com relatório do Webshare Report, só o Mercado Livre recebe, em média, 605,6 milhões de acessos mensalmente. Levantamentos do Bank of America Merrill Lynch mostraram que o Net Promoter Score do Mercado Livre, que mede o nível de satisfação dos clientes, é de 61 pontos.
O absoluto domínio dos marketplaces no mercado digital é um assunto que vem sendo cada vez mais comentado em estudos sobre o segmento. Estatísticas como essas apresentadas já são uma constante nos buscadores – isso, por si só, já demonstra a relevância em expansão dos marketplaces.
Se é lá que vende, é pra lá que eu vou
Levar os produtos para os marketplaces, como o Mercado Livre, por exemplo, é uma tendência em franco crescimento, que cada vez conquista mais empreendedores. A adesão dos consumidores nessas plataformas é tão grande, que as buscas internas já ultrapassam as buscas no Google pelos produtos desejados.
Por isso, ignorar o poder dos marketplaces é jogar contra si mesmo e perder grande espaço para a concorrência. Preparamos algumas dicas para ter sucesso nessas plataformas multimarcas de vendas:
Mantenha os olhos na concorrência
Observar o que seus concorrentes andam fazendo é fundamental. Assim, você poderá contar com um verdadeiro termômetro comparativo, para entender o que falta nas suas estratégias.
Pratique uma boa precificação nos marketplaces
Pesquise os valores cobrados entre concorrentes e a partir dos preços investidos ao abastecer seu estoque. Dessa forma, você poderá oferecer valores que beneficiem os consumidores e o seu negócio.
Capriche na apresentação dos produtos
Utilize fotos de qualidade para apresentar seus produtos, tornando-os mais desejados. Para isso, invista em imagens de alta resolução. Mas tenha cuidado para que não fiquem pesadas demais, assim, os consumidores interessados podem ter dificuldades para abri-las ou até desistirem por causa da demora.
Estimule as avaliações
Nos marketplaces, poder contar com comentários positivos e notas altas, pode ser o grande diferencial entre você e o concorrente, levando o consumidor direto ao carrinho de compras. Deixe um recadinho na embalagem dos produtos, agradecendo pela compra e pedindo que deixe um depoimento sobre a experiência que teve durante a compra e com o produto em si.
Dê atenção redobrada para a categorização dos produtos
A categorização dos seus itens é uma etapa que deve ser realizada com bastante atenção, pois vai fazer com que seus produtos sejam encontrados mais facilmente. Cuidado também para não errar a categoria e subcategoria; nestes casos, você poderá até mesmo ser penalizado pela plataforma.
Conclusão
Levar seus produtos para os marketplaces é a melhor maneira de vender mais, promover sua marca e garantir maior visibilidade para seus itens. Ao entrar nessas plataformas, as vendas ocorrerão com maior facilidade. Mas para isso acontecer, é preciso adotar algumas estratégias importantes. Seguindo as dicas que mencionamos aqui, suas vendas nos marketplaces, como o Mercado Livre, por exemplo, terão mais chances de ocorrer.
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