Vender on-line em 2023: conheça os desafios e as soluções

Vender on-line em 2023 é uma via de mão dupla, pois, assim como os consumidores estão mais ativos para comprar neste formato, a concorrência, por sua vez, cresce cada dia mais. De acordo com publicação do Insider Intelligence, as vendas do varejo on-line em todo o globo terrestre devem ultrapassar US$ 7 trilhões até o ano de 2025. O fato de 63% das jornadas de compras começarem na internet corrobora ainda mais para essa alta expectativa. 

Segundo levantamento do Oberlo, nove em cada 10 consumidores leem avaliações das compras antes de tomarem uma decisão. 54,7% dessas pessoas conferem pelo menos quatro dessas avaliações. Aquelas marcas que desejam vender on-line em 2023 precisam estar abertas aos feedbacks dos consumidores. A escolha dos produtos que serão comercializados e o estudo de viabilidade do negócio também são fatores fundamentais para conseguir vender on-line em 2023, de maneira saudável e operando fora do vermelho. 

Então, como encontrar soluções para estes e outros desafios do mercado atual?
É sobre isso que vamos saber mais hoje, neste artigo que vai iluminar o cenário do comércio virtual neste começo deste ano. Boa leitura!boas práticas para que os vendedores tenham bons resultados. 

Tendências para quem deseja vender on-line em 2023

Entender o comportamento do consumidor é um excelente primeiro passo para ampliar os lucros com a comercialização de produtos através da internet. Por isso, listamos algumas 

Otimização do checkout

De acordo com informações do Baymard Institute, as taxas de conversão podem ser melhoradas em até 35,26% das vendas se o checkout for otimizado. 

Nesse estudo, 17% dos entrevistados afirmaram abandonar seus carrinhos por causa de processos complicados durante o checkout. Otimizar essas operações, incluindo melhorias no design, é uma ótima maneira de reduzir este comportamento. 

Para isso, elimine inscrições obrigatórias, etapas extras antes da liberação da compra e ofereça várias formas de pagamento para que o consumidor fique satisfeito durante todo o processo.

Precificação justa

Precificar produtos não é uma tarefa simples, principalmente porque essa atividade poderá ser parte responsável dos lucros da sua marca. Porém, vale muito a pena realizar um estudo entre seus concorrentes do mercado, para assim tirar uma média que não seja muito barata – e não te faça perder dinheiro – nem muito cara, o que afastaria os clientes. 

De acordo com o site pymnts.com, 33.6% dos clientes procuram comparações de preços enquanto estão em uma loja virtual ou marketplaces. Isso significa que uma precificação bem realizada dos seus produtos pode fazê-los bater o martelo ou encontrar preços menores em outro local.

Se você tiver dificuldade com essa tarefa, a melhor opção é contratar profissionais ou uma empresa para darem suporte para essa atividade. 

Para vender on-line em 2023, invista nos marketplaces

Plataformas multimarcas de muita adesão, os marketplaces dominaram o comércio; e é impossível não pensar neles como uma tendência completamente estabelecida, há muitos anos – e com crescimento cada vez maior. Por exemplo, o Mercado Livre, que é o marketplace de maior sucesso no Brasil, vende 1 milhão de produtos a cada 24h. 

Entrar nessas plataformas só trará mais ganhos e visibilidade para sua marca, além de um aumento significativo nos seus lucros. 

Conclusão

Para vender on-line em 2023 é necessário entender o cenário complexo deste ano, em que tudo parece ter voltado ao normal depois da pandemia. Também é importante compreender as tendências de comportamento do consumidor neste período, porque eles sempre mudam. Por isso, consulte esse artigo se tiver dúvidas sobre o que fazer para vender mais. 

Leia também >> Por que o atendimento ao cliente é essencial para manter suas vendas lá em cima?

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