Quem é MEI pode ter um e-commerce? Venha entender

MEI pode ter um e-commerce sim e hoje nós vamos apresentar para você as soluções e as maneiras de fazer isso de forma eficiente e lucrativa.

Afinal de contas, nunca foi tão fácil gerenciar uma loja virtual. 

E neste cenário, a figura do Microempreendedor Individual (MEI) tem ganhado destaque no Brasil como uma opção atrativa para quem deseja empreender formalmente com menos burocracia. – Contudo, nem tudo são flores e é preciso saber bem o que se está fazendo para não correr o risco de perder dinheiro, tempo e oportunidades. 

Então, vamos lá! 

Esse artigo vai te ajudar: como aumentar a Taxa de Conversão em 27%?!

 

Entenda o que é permitido para o MEI no e-commerce

Como MEI, você pode sim ter um e-commerce. O modelo de micro empreendedor individual é bastante flexível e permite a venda de produtos ou serviços online, desde que as atividades estejam dentro das categorias permitidas e o faturamento anual não ultrapasse o limite estabelecido pela legislação vigente, que atualmente é de R$ 81.000,00 por ano.

Esse número é relativamente baixo, se pensarmos que as grandes lojas em ótimos marketplaces acabam faturando muito mais do que isso. – mas, hoje vamos focar somente nos e-commerces que estejam dentro do patamar de faturamento, combinado?

 

Saiba os benefícios para MEIs

Ser um MEI traz benefícios como a emissão de nota fiscal eletrônica (NFe), acesso a linhas de crédito com juros mais baixos e cobertura previdenciária. Além disso, este profissional também paga impostos simplificados e reduzidos, o que é uma grande vantagem para quem está começando um negócio online.

Para completar, há inúmeros materiais online focados exclusivamente nos MEIs, muitos deles até mesmo produzidos por órgãos oficiais.

Este artigo vai explodir a sua mente: a revolução dos marketplaces: 50% de crescimento em apenas um ano!

 

Veja as questões fiscais e contábeis dos MEIs

Como MEI, é necessário cumprir com algumas obrigações fiscais e contábeis, como a declaração anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) e o pagamento mensal do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). É importante manter essas obrigações em dia para evitar problemas com a Receita Federal.

Lembrando também que todo micro empreendedor individual deve gerar uma declaração de faturamento anual. Para isso, é importante salvar todas as notas fiscais emitidas ao longo do ano. Inclusive, o site da Receita Federal indica que as notas sejam guardadas por 5 anos. Assim como as declarações.

 

O modelo MEI possui limitações no e-commerce

Há limitações que um MEI precisa considerar ao operar um e-commerce. Uma delas é o limite de faturamento anual. Além disso, o MEI não pode ter mais de um empregado contratado e deve atuar em atividades econômicas permitidas para essa categoria.

Claro que esses limites estão relativamente distantes na mente de alguém que acabou de abrir um e-commerce, mas é bom deixar eles no horizonte para serem avaliados no futuro. 

Confira essa leitura que vai mudar o seu dia: alavancando vendas online: o impacto das estratégias de aceleração

 

Veja modelos para e-commerce além do MEI

Se o seu negócio online crescer e ultrapassar o limite de faturamento do MEI, você precisará migrar para outra categoria empresarial, como microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP). Isso implicará em um regime tributário diferente, com mais obrigações, mas também permitirá maior crescimento do negócio.

 

Dicas de sucesso para MEIs no e-commerce

Se você deseja conquistar os melhores resultados com a sua loja online, então aqui estão algumas dicas que vão mudar as regras do jogo e uma dica final que vai fazer toda a diferença. 

  • Invista em marketing digital para promover sua loja online;
  • Use ferramentas de gestão para controlar estoque, vendas e finanças;
  • Ofereça um excelente serviço ao cliente para construir uma base de clientes fiel.

Dica final: conte com uma plataforma que acelera os seus resultados

Ser um MEI oferece uma excelente oportunidade para iniciar e operar um e-commerce com benefícios fiscais e menos burocracia. É uma porta de entrada para o mundo do empreendedorismo digital, permitindo que você comece pequeno e cresça seu negócio de forma sustentável. Com a gestão correta e uma boa estratégia de negócios, o céu é o limite para o seu e-commerce enquanto MEI.

Acesse agora e conheça a nossa plataforma que irá te ajudar, e muito, na gestão do seu e-commerce, tudo isso por um valor que cabe bem dentro do faturamento MEI.

Clique e confira.

Venha vender muito mais com a plataforma Digigrow.

Leave a Reply