Minhas vendas na internet estão congeladas. E agora?

Para que as suas vendas na internet possam fluir, é necessário ter uma compreensão do mercado como um todo. O momento em que ele está, como estão as vendas do seu concorrente e projeções para um futuro a curto prazo são informações preciosas.

Além disso, também é necessário saber se a sua marca está bem posicionada, se ela é atrativa o bastante e a importância do investimento em marketing; estes são fatores fundamentais para reverter um quadro de baixa nas vendas. 

Por isso, preparamos esse artigo para, juntos, termos uma melhor compreensão do que pode estar atrapalhando as suas vendas na internet. Boa leitura!

Mercado atual de vendas na internet

De acordo com estudo divulgado pela SmartHint, o faturamento do e-commerce brasileiro aumentou 785% em 2022, em comparação com o ano anterior. O relatório The Global Payments Report apontou que até 2025 o crescimento anual das vendas será de 18%. 

A Neotrust informou que os consumidores on-line fizeram uma média de quase seis pedidos ao longo de 2022, sendo que 15,5% realizaram pelo menos dez pedidos. O principal perfil de consumidor são as mulheres do Sudeste, mas as regiões Nordeste e Sul tiveram aumento significativo no último ano. Ou seja, temos um mercado atual em alta. 

Produtos mais vendidos

Os tipos de produtos mais comercializados também é um ponto importante, pois assim, é possível entender o que  o consumidor busca ao comprar pela internet atualmente. 

Veja a lista divulgada pela Shopify: 

  • Quadros e placas decorativas para o home-office;
  • Acessórios para celular e para outros itens tecnológicos;
  • Lingerie e moda íntima;
  • Roupas e acessórios para ciclistas;
  • Microfones para podcast;
  • Difusor elétrico de aromas. 

Marketing Digital

Você já se fez as seguintes perguntas: “minha marca é relevante?”; “meus produtos são encontrados facilmente?”; “eles estão, de fato, sendo vistos pelos consumidores que eu busco?”; “eu estou os conduzindo pelo funil de vendas de maneira adequada?”.

É importante anotar as respostas para essas perguntas. O marketing digital é fator fundamental para garantir bons resultados para as vendas. A contratação de uma empresa ou profissionais do ramo são ações que podem trazer resultados muito melhores. Isso, é claro, se o “problema” não estiver nos itens comercializados. 

Inbound e vendas na internet

O marketing de atração, ou inbound, é um conjunto de estratégias para elevar as marcas e ajudá-las a vender mais, seja produtos ou serviços. Na prática, o consumidor não é interrompido em suas atividades com ligações que muitas vezes pode desagradá-los; o inbound faz com que o próprio consumidor vá atrás da marca, e assim, possa entender melhor as suas necessidades. 

Conclusão

É necessário avaliar com calma os fatores que estão congelando suas vendas; se eles são parte de um mercado com atividades flutuantes ou se a sua marca não está sendo vista o suficiente pelas pessoas certas – ou seja, aquelas que precisam e desejam seu produto, mesmo que ainda não saibam disso. 

Uma boa saída para isso está no comparativo entre os relatórios de vendas, que podem fornecer informações preciosas para te fazer entender o que pode não estar dando certo, e assim, você possa reavaliar quais são as possibilidades de transformação para sua marca. 

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