Fotografias de produtos: confira nosso guia para usar as melhores imagens

As fotografias de produtos comercializáveis são fundamentais para que as vendas sejam realizadas. Isso porque demonstram exatamente como estes itens se parecem, na prática. É importante tomar cuidados no momento de utilizá-las dentro da sua loja ou dos principais marketplaces, como o Mercado Livre, por exemplo. 

Hoje você vai conhecer as nossas dicas para divulgar as melhores fotos de produtos e obter melhores resultados. Boa leitura!

História das fotografias de produtos 

Por muitos anos, a fotografia foi uma atividade exercida apenas por profissionais da área. Com a chegada e a popularização das redes sociais, pessoas comuns passaram a registrar os próprios momentos e compartilhá-los. 

A produção de fotos tornou-se uma atividade muito mais acessível para as pessoas de maneira geral, e com isso, o interesse pela fotografia aumentou bastante. 

O uso de imagens em textos torna os conteúdos oferecidos mais dinâmicos e interessantes para os usuários de maneira geral. De acordo com o profissional Jeff Bullas, os textos com imagens são 94% mais visualizados do que um texto sem apelo visual. Confira nossas dicas.

Use uma boa resolução

Tanto para e-commerce quanto para as mídias sociais, a foto deve ser nítida para que o cliente consiga visualizar o produto e seus detalhes. A nitidez da foto costuma depender da quantidade de pixels: quanto maior for, melhor será sua resolução.

Não utilize informações na imagem dentro de e-commerces.

Algumas empresas adicionam marca d ‘água nas imagens ou preços e nome dos produtos. Essa prática não é recomendada e pode prejudicar o uso da foto em questão. Imagine que você precisa usar a imagem do produto fora do seu site, não fará sentido se tiver o preço nela.  Além disso, o nome das marcas e logotipos podem mudar com o passar do tempo.  

Preocupe-se com o enquadramento

Veja se o enquadramento está ok ou se o objeto que deve ser destacado está posicionado de forma que chame a atenção em todo o cenário existente. Principalmente em fotos de catálogo e mídias sociais, é muito fácil perder a atenção do cliente para o que está ao seu redor. Por isso, o produto deve sempre estar em uma posição que o favoreça.

Aprenda a editar suas imagens

A edição é fundamental no processo de fotografia dos produtos. Depois de fazer uma série de imagens, você terá que selecionar as melhores, fazer ajustes, cortes e realçar alguns tons que não ficaram fiéis aos originais. Além disso, você precisará de imagens de tamanhos diferentes, formar composições e mais uma série de outras necessidades de melhorias.

É importante salientar que nenhuma técnica ou dica compartilhada substitui o trabalho de um profissional. O maior diferencial desses especialistas está no olhar aperfeiçoado, na técnica apurada e na criatividade. Os fotógrafos são capazes de identificar posições e ambientes que dariam boas fotos com facilidade. 

Conclusão

Enquanto o cliente de uma loja física pode experimentar, tocar e até mesmo sentir o produto que vai comprar, em uma loja virtual isso é impossível. O consumidor, desse modo, fica dependendo de boas imagens para transmitir essa experiência sensorial. Por isso, tirar boas fotos para e-commerce é de suma importância para vender pela internet.

Para isso, siga as dicas que mencionamos aqui.

Leia também >> Como fazer o meu produto ter destaque no mercado livre?

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