As fotografias de produtos comercializáveis são fundamentais para que as vendas sejam realizadas. Isso porque demonstram exatamente como estes itens se parecem, na prática. É importante tomar cuidados no momento de utilizá-las dentro da sua loja ou dos principais marketplaces, como o Mercado Livre, por exemplo.
Hoje você vai conhecer as nossas dicas para divulgar as melhores fotos de produtos e obter melhores resultados. Boa leitura!
História das fotografias de produtos
Por muitos anos, a fotografia foi uma atividade exercida apenas por profissionais da área. Com a chegada e a popularização das redes sociais, pessoas comuns passaram a registrar os próprios momentos e compartilhá-los.
A produção de fotos tornou-se uma atividade muito mais acessível para as pessoas de maneira geral, e com isso, o interesse pela fotografia aumentou bastante.
O uso de imagens em textos torna os conteúdos oferecidos mais dinâmicos e interessantes para os usuários de maneira geral. De acordo com o profissional Jeff Bullas, os textos com imagens são 94% mais visualizados do que um texto sem apelo visual. Confira nossas dicas.
Use uma boa resolução
Tanto para e-commerce quanto para as mídias sociais, a foto deve ser nítida para que o cliente consiga visualizar o produto e seus detalhes. A nitidez da foto costuma depender da quantidade de pixels: quanto maior for, melhor será sua resolução.
Não utilize informações na imagem dentro de e-commerces.
Algumas empresas adicionam marca d ‘água nas imagens ou preços e nome dos produtos. Essa prática não é recomendada e pode prejudicar o uso da foto em questão. Imagine que você precisa usar a imagem do produto fora do seu site, não fará sentido se tiver o preço nela. Além disso, o nome das marcas e logotipos podem mudar com o passar do tempo.
Preocupe-se com o enquadramento
Veja se o enquadramento está ok ou se o objeto que deve ser destacado está posicionado de forma que chame a atenção em todo o cenário existente. Principalmente em fotos de catálogo e mídias sociais, é muito fácil perder a atenção do cliente para o que está ao seu redor. Por isso, o produto deve sempre estar em uma posição que o favoreça.
Aprenda a editar suas imagens
A edição é fundamental no processo de fotografia dos produtos. Depois de fazer uma série de imagens, você terá que selecionar as melhores, fazer ajustes, cortes e realçar alguns tons que não ficaram fiéis aos originais. Além disso, você precisará de imagens de tamanhos diferentes, formar composições e mais uma série de outras necessidades de melhorias.
É importante salientar que nenhuma técnica ou dica compartilhada substitui o trabalho de um profissional. O maior diferencial desses especialistas está no olhar aperfeiçoado, na técnica apurada e na criatividade. Os fotógrafos são capazes de identificar posições e ambientes que dariam boas fotos com facilidade.
Conclusão
Enquanto o cliente de uma loja física pode experimentar, tocar e até mesmo sentir o produto que vai comprar, em uma loja virtual isso é impossível. O consumidor, desse modo, fica dependendo de boas imagens para transmitir essa experiência sensorial. Por isso, tirar boas fotos para e-commerce é de suma importância para vender pela internet.
Para isso, siga as dicas que mencionamos aqui.
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