Embalagem dos produtos: saiba o porquê de investir

Sabia que mais de 60% das vendas podem ser perdidas em decorrência de uma embalagem de produtos ruim? Pois é, nós pesquisamos sobre este tema e hoje traremos para você algumas informações importantes que descobri sobre o assunto. 

Então, se você sente que os seus consumidores não estão atraídos pelos itens que a sua marca produz, pode ser que o erro esteja neste primeiro elemento de contato, tão importante, mas ao mesmo tempo tão complexo para entender.

Queremos falar com você sobre embalagem de produtos. Vamos trazer algumas informações relevantes que vão te ajudar na próxima vez que você e a sua equipe forem desenvolver as caixas, os rótulos e, enfim, todo o universo visual que envolve e protege os itens da sua marca.

E para melhorar, prometemos que levará apenas 10 minutos. Combinado? Vamos!

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Embalagem de produtos: sua primeira ferramenta para captar clientes

Antes de mais nada, é preciso entender que embalagem de produtos é a primeira ferramenta que uma marca possui para se conectar com os clientes.

Para ser honesto, eu sou do time que acredita que as embalagens são os mais importantes pontos de contato entre um cliente e a marca.

Segundo dados do portal Valor Econômico, de 2021, clientes apontaram que as embalagens são elementos fundamentais para a escolha de um novo produto. Mas se engana quem acredita que sejam por conta apenas da “beleza”, já que este dado é subjetivo.

Não, não. Vai muito além disso. Vem comigo que vou te explicar. 

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Embalagem de produtos como elemento de branding

Embalagem de produtos contam uma história sobre a marca. Entendeu? 

Veja, quando um cliente entra em contato com um produto pela primeira vez, ele tem alguns elementos para julgar a qualidade e os benefícios do produto. São, eles:

  • Preço
  • Marca
  • Usabilidade
  • Embalagem
  • Design do produto

Dentre todos esses, somente a embalagem e o preço estão mais evidentes. 

E algo que talvez você não saiba, embalagem de produtos confirmam o preço.

Já percebeu isso? Muitas vezes, você se depara com um produto novo na gôndola (ou no e-commerce) e logo presta atenção nos detalhes da embalagem. Se é sofisticada, bem cuidada, quais são as impressões transmitidas por ela. 

Um produto caro exige uma embalagem premium. Já produtos de valores mais acessíveis costumam refletir isso também em seus rótulos e na maneira como são embalados.

Então, repetindo: a embalagem conta uma história sobre a marca e, se não bastasse, embalagem de produtos confirma o preço que eles estão sendo vendidos. 

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Como saber se é hora de investir em uma embalagem nova para seus produtos

Está em dúvida se os seus produtos precisam de uma embalagem nova? Então, dá uma olhada nessa lista de perguntas que eu preparei para te ajudar a refletir sobre esse tema.

As perguntas que você deve se fazer, são:

Sua embalagem atual justifica o preço cobrado pelo produto?

  • A embalagem de produto se destaca da concorrência, sem ser estranha?
  • Existe algo que você não gosta das suas embalagens de produtos?
  • As embalagens já geraram confusão de algum modo, como o cliente não saber que tipo de produto viria dentro, etc?
  • As embalagens de diversos produtos conversam entre si? 

Caso essas perguntas tenham feito você refletir sobre a qualidade da embalagem dos produtos da sua marca, vem comigo para a última parte do artigo pois lá eu trago algumas soluções. 

O que considerar sobre embalagem dos produtos?

Você deseja realmente entender como desenvolver (ou ajuda no desenvolvimento) de ótimas embalagens para seus produtos? Então, vá além apenas de entender sobre design, é preciso estudar a lógica por trás das vendas.

Espero que você tenha gostado da publicação de hoje. Um abraço e até a próxima.

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