De A a Z: tudo para quem quer vender on-line

Vender on-line é uma excelente opção para quem deseja um negócio sólido. Mas para que isso aconteça, é fundamental ter um planejamento aprofundado, conhecimento sobre os produtos a serem oferecidos e boa disposição.

De acordo com o Thinking with Google, 63% das jornadas de compra começam online, dentro dos buscadores. Independentemente do consumidor comprar no comércio eletrônico ou em uma loja física, grande parte da pesquisa inicial começa no cenário digital.

Por esse motivo, é crucial para as marcas terem uma forte presença digital para vender on-line. Ao investir na melhora da experiência do cliente desde o primeiro passo, os negócios têm uma chance maior de fazerem com que os consumidores comprem em suas lojas.

Investir em estratégias de marketing, como redes sociais, e-mails e SEO é uma ótima maneira de atrair leads para a sua loja, portanto, ajudam a acelerar seu processo de vendas, além de obter maior autoridade e reconhecimento para seu negócio. 

Você sabe como vender on-line?

Se seu objetivo é vender on-line e ganhar dinheiro, você não pode simplesmente lançar um produto online e esperar que seu negócio decole, assim, do nada. Será necessário estabelecer algumas bases primeiro.

Sim, criar um bom produto é fundamental para um negócio de sucesso, mas existem vários outros componentes para administrar uma loja online que não devem ser negligenciados. 

Nome da sua marca

Não importa o quão bom seja o seu produto, uma marca esquecível corre o risco de ficar enterrada no meio do caminho. Mas um nome de marca cativante e intrigante tem o potencial de capturar seu público, atraí-lo para o seu site, e assim, vender on-line.

De muitas maneiras, um nome de marca conta a história do seu negócio. Ele transmite o que sua empresa representa, quais são seus valores e o que você pode oferecer aos consumidores. E, como resultado, os clientes frequentemente associam o nome da sua marca ao seu produto e como ele os faz sentir.

Bons exemplos disso são Gillette, Band-Aid e Bombril, que quase sempre são chamados pelo nome da marca ao invés dos títulos de suas categorias. Ao chegar em um mercado, você busca Gillette ou lâmina de barbear? É sobre isso. 

Design do site

Da página de destino ao carrinho de compras, a identidade da sua marca deve ser reconhecível e consistente em todas as etapas da jornada do comprador. Semelhante ao nome da sua empresa, os elementos visuais do site estão fortemente ligados à forma como os clientes percebem sua marca. 

Antes mesmo de ver seus produtos, os clientes em potencial provavelmente verão seu web design primeiro, por isso é crucial que ele transmita a impressão que você deseja para vender on-line e garantir os lucros para seu negócio.

De acordo com as principais empresas de design, quando questionados sobre quais elementos visuais eles valorizam em um site de comércio eletrônico, 40% dos usuários disseram imagens, 39% disseram cores e 21% disseram vídeos. 

Marketing

Mesmo antes do lançamento da sua loja, é possível começar a comercializar sua marca para atrair um fluxo constante de clientes.

Uma das melhores táticas de marketing é adotar uma abordagem omnichannel, alavancando vários canais para vender on-line, e assim, criar uma experiência de marca consistente em todos os pontos de contato. 

Utilizando canais como boletins informativos por e-mail, publicidade paga e recursos de SEO, você poderá divulgar seu nome antes mesmo que os clientes vejam seu produto.

Atendimento e envio

Você precisará ter um plano para calcular os custos de envio e entregar os produtos aos consumidores no prazo estabelecido. Decida qual transportadora funciona melhor para o seu orçamento e serviço e calcule as taxas de frete apropriadas para cobrar de seus clientes. Dessa maneira, será possível vender on-line e garantir a retenção de clientes. 

Embora seja ideal oferecer frete grátis, lembre-se de que você terá que absorver o custo e, potencialmente, incluí-lo no preço do produto. Outra opção é usar as taxas fornecidas pela transportadora em tempo real, para que assim, você não se sobrecarregue ou sobrecarregue o cliente.

Em conclusão

Vender on-line nem sempre é tão intuitivo quanto pode parecer. Mesmo para um empresário experiente, o playground competitivo do comércio eletrônico pode apresentar obstáculos que tornam o início de um negócio online ainda mais assustador, desde a decisão de quais produtos vender até a escolha da plataforma de comércio eletrônico certa.

Por isso, todos os detalhes do processo devem ser baseados em dados e pensados com muito cuidado, especialmente no início, quando você ainda estiver se ambientando a essa nova maneira de vender. Boa sorte para a sua loja!

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