Conheça os meios de pagamento para ecommerce

Para oferecer mais diversidade de serviços e amplia os meio de consumo de seus clientes, é importante ter em mãos uma política de pagamento bem alinha e meios de pagamentos que complementem seu negócio.

Vamos conhecer nesse artigo os principais meios de pagamentos disponíveis no mercado para você utilizar no seu ecommerce.

Essas opções além de influenciar no momento de compra, também representa uma parcela de custo operacional do seu negócio.

Gateways x Facilitadores de Pagamento

Uma dúvida que surge nesse inicio é, o que é melhor pro meu negócio? Um gateway de pagamento ou um facilitador?

O gateway é uma ligação direta entre a loja e a organização financeira e o facilitador recolhe os dados e liquida as transações por si próprio.

No caso do gateway, não há necessidade de um ambiente externo de pagamento, executando todo o pagamento diretamente na loja.

O facilitar exige que o consumidor entre em um ambiente externo para finalizar a compra, prejudicando as vezes o fechamento de novas vendas.

Integração da plataforma com a loja virtual

Uma integração fácil e simplificada das plataformas de pagamento com sua loja virtual é essencial.

Pois, em caso de alguma falha ou inconsistência entre a plataforma de gestão e pagamento, a experiência e a segurança de seus clientes podem ser prejudicadas.

Segurança é o ponto chave

Tudo que envolve dinheiro e valores exige uma segurança maior, assim, sua loja deve deixar claro que todo o processo de pagamento é seguro .

Para isso, é essencial que seu site tenha os certificados SSL e os protocolos HTTPS, garantindo que os dados confidenciais de seus clientes seja criptografados em cada transação.

Opções de pagamento

Cartão de Crédito

A facilidade e rapidez de efetuar o pagamento com o cartão de crédito o torna como um dos favoritos dos consumidores.

A validação da compra é feita em minutos e agiliza o envio do produto.

Boleto

Uma ótima opção para quem vai fazer o pagamento a vista e não quer utilizar o cartão, o boleto é gerado, e o cliente paga onde e quando quiser – dentro de seu prazo de validade.

Um ponto negativo é a demora da validação do pagamento o que posterga o envio do produto.

Transferência eletrônica de fundos – TEF

É uma forma digital de pagamento, onde é realizada uma transferência diretamente da conta do comprador para a loja. É como um boleto bancário, porém com um liberação mais rápida.

Facilitadores

Como foi dito antes, os facilitadores são plataformas tão seguras como qualquer outra forma, onde seus dados são coletados e toda o processo é feito dentro da plataforma.

Assim, as formas de pagamento padrão, como cartão e boleto, ficam concentradas na mesma plataforma, facilitando a gestão.

Atente-se as taxas

Cada forma possui custos operacionais, então além de analisar os custos, a vontade de seus clientes deve ser levada em consideração, pois eles que irão utilizar.

Os cartões de créditos são os mais caros, além de uma mensalidade também é cobrado uma taxa média de 5% sobre cada venda realizada.

Todos esses custos devem ser levados em consideração na sua política de preços.

Os boletos são boas alternativas para receber a vista, porém o valor é próximo de R$ 4,00 por venda, independente do valor.

Os gateways exigem uma cobrança fixa por transação mais uma taxa sobre o valor do pagamento.

Planejamento é a chave

Como foi visto, existem diversos meios de pagamentos para oferecer aos seus clientes, porém os custos devem ser calculados e planejados para não haver prejuízo no seu negócio.

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