Como vender autopeças na internet e se destacar da concorrência?

Vender autopeças através da integração entre lojas virtuais e marketplaces é o caminho ideal para obter sucesso na comercialização desses produtos. Quer saber o por quê?

O mercado de reposição de peças, pneus e acessórios automotivos galgou grande destaque no cenário dos e-commerces. A categoria de Autopeças conquistou o posto de líder no Mercado Livre desde 2014 – título ainda mantido, de acordo com a Pesquisa Global com Executivos do Setor Automotivo. 

Não é difícil entender este fenômeno; autopeças são produtos repletos de categorias e configurações bastante específicas que, ao contrário de outros tipos de itens, são claros e objetivos, com marcas estabelecidas no mercado.

Dessa maneira, os consumidores – muitos deles apaixonados por carros e colecionadores de peças e acessórios – já sabem o que querem comprar e como comprar, mas principalmente, eles já sabem onde comprar. São produtos que se vendem. Sendo assim, é um nicho muito popular. Logo, a grande questão aqui é: como driblar a concorrência? Confira nossas dicas: 

Observe as estratégias dos concorrentes

Mantenha os dois olhos abertos: um em sua loja e outro na do concorrente. Dessa maneira será possível entender seus padrões de comportamento e como ele investe em melhorias para o seu negócio como um todo. Em seguida, observe-o em atividade e como ele aplica suas estratégias de vendas nos marketplaces.

Analise seus resultados 

Não adianta trabalhar estratégias de vendas se não houver uma apuração dos resultados. Com esta ação será possível mensurar o que funciona e o que não deve ser feito. Em seguida, adapte a estratégia ao seu negócio, modificando todas as ideias necessárias, mas sem nunca copiar a concorrência. É importante ter dimensão do que outras lojas estão proporcionando ao mercado.

Precificação

Na hora de precificar seus produtos, é importante levar em consideração as diferentes técnicas que existem: margem sobre o custo, markup e margem de contribuição. Elas possuem fórmulas diferentes entre si, mas são simples de entender e aplicar. 

Apesar da praticidade de utilizar essas técnicas de precificação, também é importante levar em consideração que seus produtos fazem parte de um sistema maior, que inclui outros lojistas; e é claro, uma grande competitividade de “quem vende mais barato”.

Vender autopeças: é hora de conquistar o sucesso

Embora o conceito de sucesso possa ser relativizado, quando se trata de vendas, claramente queremos obter grandes volumes e alto lucro, além da fidelização de clientes. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para sua loja de autopeças vender mais. Confira!

Faça um planejamento estruturado

Na hora de criar seu plano de ações é importante considerar performance operacional, logística, calendário de eventos (como a Black Friday e natal) e o marketing digital a ser aplicado. 

Defina seu catálogo de peças

Diversificar os acessórios automotivos e peças a serem vendidas, é importante considerar as diferentes marcas e modelos. Além disso, é importante que as descrições feitas sejam bem detalhadas e específicas. 

Conquiste reputação positiva para a sua loja

Com boas práticas é possível obter avaliações positivas e comentários elogiosos para a sua loja. Para isso, promova ofertas e descontos, realize um atendimento atencioso e cuide da pós venda. 

Venda combos de autopeças

Os kits oferecidos devem ser destinados ao veículo da mesma marca e modelo, e incluir peças semelhantes ou que se complementam, como: par de faróis máscara negra canhão preto + par de faróis de milha auxiliar ou parachoque dianteiro central + laterais poroso, por exemplo.

Digigrow

Temos expertise em vender autopeças nos principais marketplaces, levando seus produtos para a primeira página do Mercado Livre, gerando visibilidade para sua marca e acelerando suas vendas através do nosso hub. 

Conte com a Digigrow para integrar seus canais nos marketplaces, realizar as configurações necessárias e tornar sua loja referência quando o assunto é comercialização de autopeças.

Em conclusão

Vender autopeças em lojas virtuais ou marketplaces pode não ser uma tarefa difícil, contudo – e por isso mesmo, a concorrência pode ser grande. Por isso, planeje todas as direções a serem tomadas com cuidado e perfeccionismo, nunca esquecendo de observar o que está sendo feito pela concorrência. Boas vendas!

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