As mudanças no comportamento do consumidor moderno faz com que surjam novas tendências no mundo do e-commerce, estas precisam ser compreendidas pelos empreendedores.
Vale ressaltar que as mudanças estão acontecendo cada vez mais rapidamente, assim, afetando tanto consumidores, como empresários.
Portanto, confira 5 tendências no mundo do e-commerce e fique à par de todas as novidades para lojas virtuais.
5 tendências no mundo do e-commerce
- Omnichannel
A integração entre canais ainda não é utilizada por muitas empresas, mas, se tornou fundamental para quem pretende se destacar da concorrência.
Logo, é necessário oferecer diversos canais de atendimento como, por exemplo:
- Páginas nas Redes Sociais;
- Contato via WhatsApp business;
- Google Meu Negócio;
- Entre outros canais.
Além de garantir melhores vantagens competitivas, o omnichannel permite que as empresas mantenham um bom relacionamento com os clientes e potenciais clientes.
- Assistente virtual
Os chatbots, isto é, o atendimento ao consumidor por meio de robôs não é novidade. Mas, o anseio por respostas rápidas fez com que os bots se tornassem uma das principais tendências no mundo do e-commerce.
O serviço é uma grande vantagem para as empresas, pois, além de ser econômico, também reduz significativamente as solicitações realizadas no SAC. Desse modo, otimizando o tempo de trabalho.
Caso não consiga investir neste momento em bots é possível utilizar algumas ferramentas gratuitas.
Claro que estas não possuem a mesma qualidade dos bots, mas, é uma ótima opção para começar.
- Aplicativos
Segundo a análise do E-commerce no mundo, realizada pela Criteo, as vendas no app na maior parte das regiões respondem a mais de 50%. O que torna o mobile essencial para as empresas.
Portanto, se você deseja aproveitar todas as oportunidades de negócio no ambiente virtual, é necessário pensar na possibilidade de criar um aplicativo para sua loja.
- Realidade aumentada
Se antes alguns consumidores ainda se sentiam inseguros em comprar pela internet por não ter contato com o produto, a realidade aumentada traz esta confiança.
Logo, é mesclado o mundo virtual e real para garantir o fechamento de mais negócios. Onde o consumidor pode observar como um móvel irá ficar em um determinado espaço, ou como a tinta que escolheu irá ficar na sua parede.
- Otimização da logística de entrega
Os consumidores estão cada vez mais exigentes e desejam receber suas mercadorias sem atrasos e com baixo custo de frete.
Logo, uma tendência que vem ganhando força são os pontos de retirada. Além de deixar a compra de produtos mais prática, também otimiza a logística de entrega.
Conclusão sobre as tendências no mundo do e-commerce
Como é possível observar as tendências do e-commerce são vantagens para as empresas, pois, permite uma melhora significativa nas vendas.
Portanto, se você deseja decolar suas vendas no e-commerce deve se manter atualizado sobre todas as novidades das lojas virtuais. Assim sendo, você pode analisar as tendências para saber quais são as melhores para o seu negócio online.
Para dúvidas sobre as tendências no mundo do e-commerce e como alinhá-las ao seu negócio entre em contato conosco.
- Written by: digigrow
- Posted on: 16 de outubro de 2020
- Tags: e-commerce, lojas virtuais, novidades do e-commerce, tendências do e-commerce