Para as vendas on-line serem um sucesso, é fundamental aprender com os erros cometidos, e mais do que isso, é necessário saber convertê-los em novas oportunidades. O termo “errar é humano” nunca foi tão verdadeiro, mas é preciso saber tirar bom proveito dessas falhas, de modo que elas sejam um aprendizado a não ser repetido.
Sejam erros no atendimento ao cliente, na pós venda ou falta de atenção com o estoque do produto, é preciso pensar em estratégias para garantir que eles não ocorram mais, mas também para tirar algum proveito dos danos causados à sua marca. E podemos dizer que sim, existem maneiras de fazer isso. É o que você vai aprender hoje neste artigo que preparamos. Boa leitura.
Erros comuns nas vendas on-line
É importante se preparar para o sucesso nas vendas on-line, evitando erros comuns de comércio eletrônico que outros lojistas cometem em suas jornadas.
Saiba quais são os principais erros nessa modalidade de comércio – e como aprender com eles.
- Escolher a plataforma de comércio eletrônico errada;
- Não definir seu público-alvo;
- Não dedicar tempo para entender seu cliente;
- Cometer erros nos títulos e descrições dos produtos;
- Não utilizar um site com design e programação responsivos;
- Navegação complexa e UX ruim;
- O conteúdo do site não ter SEO bem desenvolvido;
- Processo de checkout complicado;
- Opções de pagamento limitadas;
- Nenhuma mensagem de marca forte ou falta de identidade;
- Falta de prova social;
- Atendimento ao cliente mal feito;
- Falta de marketing;
- Não acompanhar a concorrência;
- Imagens em baixa resolução – ou ângulos que as desfavorecem.
Como converter os erros em oportunidades
1. Migre para uma plataforma de vendas mais adequada às suas necessidades, sempre levando em consideração o design, a responsividade e usabilidade da sua página.
2. Defina com cuidado seu público-alvo e invista em marketing digital bem executado para atraí-lo. Se considerar necessário, contrate bons profissionais para executarem essas ações por você.
3. Defina com clareza quais são os valores da sua marca e a identidade que deseja mostrar aos consumidores. As novas gerações valorizam muito as marcas que prezam pela empatia e sustentabilidade, dentre outros valores.
4. Falta de prova social: é essencial ter avaliações dos seus produtos e da marca como um todo, para que os consumidores saibam com clareza o que outros clientes acharam da experiência com a sua empresa.
5. Cuide para que as imagens utilizadas sejam de alta qualidade; ter a visão perfeita dos produtos em questão é essencial para que o interesse pelos itens selecionados seja renovado, e assim, a compra possa ser feita sem maiores problemas.
6. Acompanhar a concorrência é um dos pilares para obter sucesso. Existe sempre bons exemplos de ações que você pode fazer para otimizar a evolução da sua marca, e assim, poder vender mais.
Conclusão
Para aprender com os erros, é necessário analisá-los bastante, de modo que fique claro não apenas o que falhou na execução das vendas on-line, mas também as melhores maneiras de implementar soluções eficazes para o seu negócio.
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