Vender em marketplaces é uma das principais tendências atuais para aqueles que comercializam produtos on-line. Isso porque essas plataformas são verdadeiras vitrines de exposição e venda de itens de todos os tipos.
Embora os marketplaces possam fazer parte do trabalho pesado do comércio eletrônico, você ainda é responsável por apresentar sua marca de maneira eficaz e gerenciar a parceria para obter melhores resultados. Antes de entrar neste novo canal de vendas, certifique-se de estar preparado para um lançamento tranquilo.
Pesquise o mercado on-line mais adequado para sua marca, produtos e negócios
Qual é o melhor mercado online? A resposta depende de uma variedade de fatores, os quais você deve examinar cuidadosamente para determinar o melhor ajuste para sua marca e produtos.
Adequação da categoria do produto. Muitos mercados online oferecem uma extensa gama de produtos, mas alguns variam e podem ser mais adequados para sua marca do que outros.
Otimize informações e detalhes do produto
Criar listas completas de produtos é a melhor forma de controlar o posicionamento e o impacto de sua marca nos mercados on-line. Além de fornecer valor aos consumidores, as páginas de produtos otimizadas aumentam suas chances de conversão.
Aproveite as palavras-chave para aumentar o desempenho da otimização do mecanismo de pesquisa (SEO)
É possível encontrá-los inserindo termos na função de pesquisa dos mercados on-line para ver o que é preenchido ou usando ferramentas de pesquisa por palavra-chave. Além das palavras-chave principais para rotular seus produtos, como “amortecedor”, use palavras-chave de cauda longa mais descritivas, como “amortecedor de cabine traseiro com mola”, por exemplo.
Não adianta ter uma página de produto bacana se ninguém consegue encontrá-la. É aí que entram as palavras-chave. Integre os termos de pesquisa que os compradores usam para encontrar produtos em seu título, descrição do produto e principais recursos.
Reforce as descrições com detalhes
Ao contrário da sua própria página de comércio eletrônico, você não tem total controle sobre seus canais de vendas externos, como os marketplaces. É por isso que é necessário tirar o melhor proveito destas plataformas – o que inclui adicionar o máximo possível de informações úteis às páginas de seus produtos.
Isso significa escrever uma visão geral completa dos recursos e detalhes de seus produtos, incluindo preços, dimensões, tamanhos, cores, componentes, variações e qualquer outra coisa que torne os produtos especiais, atraentes e únicos.
Inclua grande variedade de imagens dos produtos
Você precisa complementar as descrições de seus produtos com fotos e vídeos para representar visualmente seus produtos para os compradores. Além de fotos profissionais de alta qualidade, as imagens provenientes de seus clientes reais adicionarão um nível de prova social.
Colete e exiba comentários de clientes
As avaliações dos clientes são extremamente influentes na jornada de compras on-line. Na verdade, os cinco principais fatores que fortalecem a confiança dos compradores nas marcas estão todos relacionados às avaliações.
Os critérios de revisão mais importantes para os compradores incluem a classificação média por estrelas e número de avaliações, dentre outros detalhes.
Monitore as dúvidas e preocupações dos clientes
Os marketplaces elevaram as expectativas dos clientes em relação a serviços rápidos e convenientes. Além do acesso a uma ampla gama de opções e preços competitivos, os consumidores se acostumaram com a entrega rápida e um processo de devolução simplificado.
Ter maneiras de se comunicar diretamente com os clientes é fundamental para a satisfação de todos. Chatbots, bate-papo ao vivo e outras formas de comércio conversacional são ferramentas que as marcas podem usar para se conectar com os clientes e resolver seus problemas de maneira eficiente e personalizada.
Em conclusão
Marketplace é uma plataforma de comércio eletrônico que vende produtos de várias marcas de terceiros. É o equivalente on-line de um supermercado, onde você encontra uma grande variedade de itens a preços competitivos.
Para vender mais nessas ferramentas, é necessário tomar alguns cuidados que às vezes passam despercebidos e que são, no entanto, fundamentais para alcançar o sucesso. Configuração do SEO, detalhamento das informações sobre os produtos e imagens bem feitas são algumas das dicas importantes citadas aqui. Até a próxima leitura!
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