De acordo com pesquisa da Statista, 75% das pessoas fazem compras on-line pelo menos uma vez por mês. Desta parcela, 24% adquire novos produtos a cada 15 dias e 20% uma vez por semana.
As compras em lojas virtuais e marketplaces estão cada vez mais próximas de se tornarem a norma, quando pensamos em formas de consumir itens, seja no Brasil ou em todo o mundo.
Cada vez mais pessoas estão confortáveis em comprar dessa maneira. Por isso, criar um e-commerce é uma das maneiras mais seguras de empreender na atualidade.
Pensando nisso, preparamos sete dicas para te ajudar a criar uma loja virtual de sucesso.
1. Pense com cuidado nos produtos que pretende comercializar
Este deve ser um dos primeiros tópicos a serem decididos. Se você tiver uma variedade grande de produtos, certamente venderá com mais facilidade. O importante é que seus itens tenham qualidade e bastante demanda do mercado.
Uma maneira eficaz de entender sobre os interesses dos consumidores que você planeja alcançar é realizar uma pesquisa de mercado. Com ela, além dessa informação, será possível ter acesso a muitas outras questões importantes – e que terão papel fundamental para que você desenvolva uma loja virtual de sucesso.
2. Flexibilize as possibilidades de pagamento
Atualmente, existem muitas maneiras de realizar pagamentos em lojas – sejam elas virtuais ou físicas. Quanto mais formas de consumir, maiores serão as chances de vender, esteja certo deste fato. E os compradores atuais querem ver essa diversidade, querem ter opções de pagamento para escolher.
O pix é um excelente exemplo que você pode implementar na sua loja. Essa modalidade de pagamento se tornou popular no Brasil muito rapidamente. De acordo com a Febraban, o sistema registrou mais de 26 bilhões de transações, desde que foi implementado no país, até setembro de 2022.
3. Responsividade do site
Uma loja virtual de sucesso precisa operar com agilidade, sempre priorizando a usabilidade do consumidor. Um design leve e interessante e uma arquitetura da informação intuitiva são uma excelente maneira de deixar seu e-commerce em ótima forma.
Realize testes com frequência, a fim de garantir que o funcionamento da plataforma esteja em dia. Também é importante dar atenção aos feedbacks enviados pelos clientes. Certamente será possível tirar proveito de alguma informação sobre a usabilidade da sua loja virtual.
4. Use as redes sociais a seu favor
Não há escapatória, quando falamos em divulgação, as redes sociais são imbatíveis. É essencial marcar presença no Instagram, Facebook e todas aquelas onde seu público-alvo esteja presente.
Também é importante ter em mente que elas não são úteis apenas para exibir os posts sobre seus produtos. Mensagens, comentários e feedbacks estão sempre girando, e devem ser levados em conta na hora de planejar os próximos passos para sua loja.
5. Cuide do seu estoque
Garanta que seus produtos estejam sempre atualizados no sistema, de maneira que o estoque não acabe antes da hora ou sobre em excesso no momento do próximo pedido ao atacadista ou produtor.
No caso de lojas virtuais que são também fabricantes dos produtos, é importante garantir que a confecção dos seus itens esteja fluindo segundo o esperado. Mantenha o controle absoluto do que entra e sai da sua loja.
6. Utilize boas imagens
A imagem ideal para um site deve ter o formato .JPG e tamanho médio que não ultrapasse 2.000 pixels de largura (este índice já é bem alto). Do contrário, suas fotos ficarão muito pesadas e com carregamento lento.
Essa medida é parte do tópico sobre responsividade do website, contudo, é tão importante, que ganhou destaque. Em uma loja virtual, é imprescindível contar com imagens nítidas e em diferentes ângulos.
7. Ofereça cupons de desconto
Consumidor que é consumidor adora um bom desconto. Então, que tal oferecer ofertas personalizadas para seus clientes? Você pode usar a sazonalidade a seu favor, adaptando as datas comemorativas às preferências dos consumidores.
Dessa maneira, será possível não apenas lucrar mais, como também fidelizar clientes.
Loja virtual de sucesso
Para ter um e-commerce que realmente alcance bons resultados, é importante contar com um planejamento minucioso e seguido à risca. Ainda assim, a flexibilidade e adaptabilidade ao mercado são pontos essenciais.
Em conclusão
Uma loja virtual de sucesso depende de inúmeros fatores, como facilidade da compra, preço e formas de pagamento e dos produtos vendidos. Se você deseja destacar seu negócio da concorrência, é preciso tomar cuidados especiais e seguir o planejamento realizado antes da abertura da sua loja.
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