Otimização de anúncios: saiba como fazer e obter mais visibilidade

Otimização de anúncios é a sua única, precisa e melhor ferramenta para colocar os resultados da sua loja na primeira página de um marketplace. Eita, comecei falando difícil? Então, calma aí. Vou resumir.

Quando um cliente pesquisar o nome do seu produto, você quer que a sua loja apareça na frente da concorrência? Quer que os seus itens estejam em primeiro lugar, com o maior número possível de estrelas positivas? Então, essa é a chave.

Hoje, vou te explicar como utilizar corretamente as estratégias de otimização de anúncios nos marketplaces. E o melhor, quero fazer isso em uma conversa rápida. Em menos de 10 minutos já terei te passado as informações mais importantes.

Beleza? Vamos começar! 

Leia também: Vender mais nos marketplaces: conheça 5 boas práticas

O que é Otimização de anúncios para Marketplaces?

Otimização de anúncios para Marketplaces nada mais é do que unir várias rotinas em busca de melhorar a performance da sua loja online. É mais ou menos como ir à academia. Se antes de ir malhar você comer os piores alimentos possíveis, dormir mal e não tomar líquidos, seu desempenho lá será péssimo.

Por isso, imagine que ao otimizar a sua loja você esteja cuidando dela como um atleta de elite cuida do próprio corpo. 

Perceba que não se trata de “truques ou macetes” para colocar em prática. São hábitos, rotinas, estratégias cotidianas. 

E quais são essas estratégias? Bom, você tem que pensar com a cabeça do cliente se deseja ter sucesso no Mercado Livre (e outros Marketplaces). Vou te contar no próximo tópico como fazer isso. 

Veja também: Digigrow e Mercado Livre: use nosso hub de vendas 

Como pensar com a cabeça do cliente para otimização de anúncios

Se você for pesquisar sobre otimização de anúncios, você vai ver dicas como: pesquise palavras-chave, escreva anúncios interessantes, faça títulos chamativos, poste ótimas fotos. Etc. 

E sim, todas essas dicas são valiosas, mas todas elas dizem a mesma coisa: entenda o que o seu cliente quer e ofereça isso. 

Portanto, aqui vai um check list de perguntas para melhorar a otimização de anúncios e ainda para mostrar para você como começar a pensar e enxergar com os olhos dos clientes.

Para todos os seus anúncios, questione-se:

  • Esse título é interessante e resume o produto?
  • As descrições estão bem organizadas e o cliente aprende o que precisa sobre o produto?
  • Os clientes fazem muitas perguntas que eu poderia resolver na descrição?
  • As fotos estão nítidas e foram bem escolhidas?
  • A minha loja passa uma sensação de “premium” ou qualidade?
  • Eu peço para meus clientes avaliarem as compras sempre no pós-venda?
  • Existem avaliações negativas que eu estou ignorando?
  • Existem avaliações positivas que eu estou deixando passar?

Fazendo essa análise geral você já terá muitas respostas sobre otimização de anúncios e poderá seguir um caminho por conta própria. Agora, deixa eu te contar alguns erros que matam qualquer anúncio. 

Saiba mais: Digigrow: uma revolução nas suas vendas

Erros que acabam com a sua otimização de anúncios

Bem, já conversamos sobre os elementos que formam um anúncio otimizado. Mas, qual é a cara que um anúncio ruim tem? Quero te mostrar.

Um anúncio ruim possui:

  • Descrição confusa, incompleta ou apenas copiada e colada de outros lugares
  • Fotos em baixa qualidade
  • Títulos genéricos, sem cuidado e com grafia incorreta
  • Falta de carinho nas respostas dadas aos clientes
  • Respostas irritadas ou ofendidas para às críticas (nunca  faça isso)
  • Elogios deixados em aberto, sem qualquer resposta ou atenção (nunca faça isso também).

Dicas para quem quer começar a jornada de vendas online

Começar as suas vendas online passa por aprender muitas coisas, inclusive como fazer a otimização dos anúncios e obter mais visibilidade.

Entretanto, eu sei que todas essas coisas não se aprendem da noite para o dia. É preciso penar muito, errar muito e perder horas e horas de trabalho até chegar lá

Mas, você não tem que passar por isso. Você pode aproveitar a experiência de outra pessoa e aplicar na sua loja somente as estratégias comprovadas. 

Como? Basta baixar, ler e aplicar este conteúdo que eu preparei para você.

Nele, estão as principais informações sobre como vender muito mais se tornar-se o empreendedor (ou empreendedora) online que você sempre sonhou. Conheça nossa máquina de vendas e não passe por tantos perrengues na sua loja online.

Agradeço a leitura e até a próxima! 

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