Os pilares são estruturas que mantém a sustentação de um prédio/construção e assim como em qualquer negócio, o e-commerce se baseia em alguns pilares firmes para ter sucesso.
A estratégia do negócio é calculada de forma estreita para que não haja surpresas indesejáveis no decorrer do negócio sem deixar brechas.
Quando falamos em vendas as brechas podem representar um prejuízo enorme a marca.
Por isso, quando se vai fazer um planejamento, analise bem alguns pilares para a sua construção de marca, construção de comunicação, construção de estratégia para que não tenha brechas e assim seja um grande sucesso.
Vamos identificar alguns dos principais pilares do e-commerce.
Bons Produtos
O que você vende agrada a maioria ou a minoria? Se agrada a maioria, você por exemplo vende TV LCD, pode se pensar em altas vendas/lucros. Se você vende capas de acrílico do Japão para iPhones 4G branco, é um produto de nicho onde você pode se destacar, mas grandes lucros, fortunas serão difíceis de serem feitas.
Encontrabilidade
Seu usuário chegou à loja. Pode ser via Google, acesso direto, e-mail marketing, Redes Sociais.
Não importa (nesse momento), o usuário chegou a loja precisa encontrar o produto desejado. Não ache que o campo de busca será o suficiente. A usabilidade do site é essencial.
Atendimento
É fundamental atender, e bem, o seu cliente. Por mais que a sua empresa seja um mega varejista online, como a Casas Bahia por exemplo, é preciso sanar as dúvidas dos clientes.
Uma dúvida sanada pode ser o passo final para uma compra; um atendimento bem feito pode gerar menções positivas nas redes.
Marketing Digital
Só é lembrando quem é visto. Não pensamos em Coca-Cola sempre que falam a palavra Refrigerante à toa. Pensamos porque a marca investe – e muito – na mídia para aparecer. No e-commerce não tem segredo é preciso aparecer.
Sugiro começar com Buscapé e Links Patrocinados, pois são os canais que o e-consumidor vai antes de fazer qualquer pesquisa de produtos. Depois pense em banner, e-mail marketing…
Logística
Entregue o produto. E no prazo! Simples assim. O consumidor pode esperar de 1h a 180 dias por um produto, desde que isso esteja estampado no site: “Para a cidade X (ou essa mensagem pode aparecer depois que o usuário calcular o frete) o produto demora de 2 a 3 dias úteis”. O usuário espera, mas se demorar 4 a 5 dias, perde-se a confiança.
Confiança é tudo em um e-commerce e é esse o fator que fará a pessoa voltar ou não a uma loja online.
Fonte: https://www.blogdoecommerce.com.br/os-5-pilares-do-e-commerce/
- Written by: digigrow
- Posted on: 15 de janeiro de 2020
- Tags: atendimento, Digital, ecommerce, loja virtual, marketing digital, pilar, produto