Os marketplaces vem alcançando cada vez mais popularidade, uma vez que oferecem inúmeras vantagens, tanto para os lojistas quanto para os consumidores. Antes de mais nada, se você ainda não entende o que é um marketplace, não se preocupe, vou explicar direitinho.
Imagine que você está em um shopping lotado de lojas e clientes. Esses estabelecimentos vendem todos os tipos de produtos e marcas, e os consumidores pesquisam preços de loja em loja, compram um item aqui e outro ali. Isso é o marketplace, com a diferença de que o shopping onde você faz compras é uma plataforma da internet.
Segundo levantamento da conversion, o e-commerce brasileiro registrou 2,63 bilhões de visitas em novembro de 2022, superando em 13% o maior desempenho do ano – ocorrido em julho.
Segmentos mais robustos do e-commerce também aumentaram seu tráfego em novembro, com destaque para os marketplaces, que tiveram 20% mais acessos do que em outubro do mesmo ano.
Com 1,15 bilhão de acessos ao todo, foi o melhor desempenho do varejo eletrônico em todo 2022.
No mesmo ano, indo além da alta esperada na busca por eletrônicos (39%), os nichos que também souberam aproveitar a procura crescente foram os materiais relacionados a esportes, jóias e relógios.
Afinal, o que são marketplaces?
Marketplaces são plataformas multimarcas, que funcionam como shoppings virtuais, onde os consumidores podem encontrar os produtos que desejam e até comparar preços entre eles. Conheça algumas características dos marketplaces que tornam essas plataformas tão convidativas para os vendedores.
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Além dos benefícios a curto prazo durante um difícil período econômico, a flexibilidade oferecida pelos marketplaces pode colocar os lojistas em uma posição forte à medida em que a economia se recupera ao longo do tempo.
Outra vantagem de vender nos marketplaces é a simplicidade do processo, uma vez que plataformas como o Mercado Livre, por exemplo, possuem uma infinidade de clientes ativos e interessados em encontrar novos produtos e conhecer novas marcas.
Ter uma loja virtual própria é um bom negócio, contudo, a menos que você tenha uma empresa bem estabelecida e consumidores cativos, pode ser difícil atrair a quantidade ideal de clientes para seu estabelecimento on-line.
Outras vantagens de optar por essas plataformas:
Fidelização dos consumidores
A lealdade do cliente é algo que todo varejista aspira alcançar. Um dos grandes fatos sobre os marketplaces é que eles tendem a atrair os mesmos consumidores repetidamente.
Embora não existam oportunidades para você promover essa fidelidade diretamente dos seus clientes, se os consumidores estiverem satisfeitos com o que compraram, é provável que voltem outras vezes.
Possibilidades de vendas internacionais
Algumas plataformas de marketplaces proporcionam canais para vendas internacionais, ou seja, passa a existir uma grande chance de expansão do negócio local para um comércio global. Nada mal, certo?
Além de aumentar a visibilidade e lucro da sua loja, também será possível utilizar essas vendas como case, uma vez que o comércio exterior costuma impressionar consumidores ávidos por produtos que venham de marcas com diferentes valores agregados.
Facilidade para vender
Este princípio é crucial, especialmente para quem está começando suas vendas on-line. Geralmente, o empreendedor começa sozinho ou com uma estrutura ínfima. Nestes casos, os marketplaces podem ser uma solução muito eficaz para inserir seu nome no mercado e atrair consumidores, sem precisar criar uma estrutura completa de e-commerce já na largada do negócio.
Em conclusão
Embora muitos lojistas on-line já conheçam os marketplaces, parte deles ainda não utilizam essa importante e decisiva ferramenta de vendas. Seja por falta de confiança ou de informações sobre este assunto.
As vendas nos marketplaces são muito mais rápidas e de alto alcance do que em lojas virtuais, uma vez que 90% dos consumidores on-line pesquisam direto nessas plataformas na hora de consultar os produtos desejados.
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