Quer abrir uma loja virtual? Confira nossas dicas!

Muitas pessoas acreditam que podem mudar de vida ao abrir uma loja virtual, e a verdade é que isso é realmente possível. Entretanto, existe uma armadilha bem grande no caminho, e hoje eu quero conversar com você sobre ela. 

Afinal de contas, saiba que mais de 75% dos e-commerces no Brasil desaparecem antes de completarem um ano de existência.

Esse dado te assusta? Fique tranquilo! Eu trouxe ele, pois quero relembrar que não se trata de mágica ao abrir uma loja virtual. É preciso foco, perseverança e, principalmente, saber fazer a coisa certa.Então, se você tem a tenacidade necessária para aprender todas essas coisas. Vem comigo, que este artigo vai valer a pena. 

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Loja virtual: o que saber antes de abrir uma?

Se você deseja mesmo abrir uma loja virtual então eu preciso lhe dar um aviso: ela vai mudar a sua vida. 

Afinal de contas, basta se lembrar do dado que eu acabei de mostrar: apenas 25% das lojas sobrevivem ao primeiro ano.

Isso significa que não dá para ter uma loja virtual pela metade. Não dá para ser “meio” empreendedor. Ou você se dedica ao que está fazendo, ou não vai dar certo. Mas aí, alguém pode pensar “eu não tenho tempo para me dedicar, preciso cuidar do meu trabalho também.”

E isso é super normal. Pensando neste caso eu trouxe algumas dicas essenciais para você que deseja ter uma loja virtual e tem pressa para que os resultados surjam. Veja.

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O layout da loja virtual muda tudo

Um bom layout para a sua loja virtual será a diferença entre ter um e-commerce respeitado e procurado, e um que acaba sendo ignorado pelos clientes.

Fato é que a navegação e outros fatores fazem toda a diferença. Mas não somente isso, você também tem que se preocupar com: 

  • Qualidade das imagens: ilustrações nítidas são o básico para uma boa loja virtual;
  • Descrições completas de todos os produtos: não tem nada pior do que lojas virtuais que deixam o cliente sem saber os detalhes importantes do que está sendo vendido;
  • Jornada do cliente sem atritos: saiba quais são os caminhos que o cliente percorre dentro do seu e-commerce e procure manter esse “trajeto” o mais prático possível. 

Dicas extras sobre layout para loja virtual

Antes de mudar de assunto, quero trazer a dica mestra para uma loja virtual: menos é mais. 

Ou seja, se os seus designers e desenvolvedores estiverem inseguros sobre o layout, ou se você tem dificuldades para escolher a opção correta, prefira um site limpo, minimalista e descomplicado.

É melhor começar assim e ir construindo e incorporando elementos mais tarde. Do que lançar um site super complexo e confuso, onde os clientes não saberão o que fazer.

Nichos que estão em alta no mercado de e-commerce

O mercado de e-commerce tem apresentado um crescimento exponencial nos últimos anos, impulsionado pela facilidade de compra online e pelas mudanças nos hábitos de consumo. 

Nesse contexto, alguns nichos têm se destacado, oferecendo oportunidades lucrativas para empreendedores. Um desses nichos em alta é o de produtos sustentáveis, atendendo à crescente demanda por opções eco-friendly. Além disso, o mercado de alimentos e bebidas saudáveis tem ganhado destaque, à medida que mais pessoas buscam uma vida mais saudável.

Outro segmento promissor é o de produtos tecnológicos, como gadgets e acessórios para dispositivos móveis, que acompanham as constantes inovações tecnológicas. Esses nichos representam uma parcela significativa do mercado de e-commerce atual, oferecendo oportunidades para empreendedores que desejam se destacar em um cenário competitivo.

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Passo a passo para montar a sua loja virtual

Agora que você já entendeu como o layout é importante, elaborei um passo-a-passo para você montar a sua loja virtual. Confira:

  1. Defina seu nicho de mercado: faça esta escolha com base nos seus produtos e nas estratégias de branding da sua marca;
  2. Escolha a plataforma: há muitas no mercado, como Shopify, WooCommerce e Magento;
  3. Invista em um design de qualidade: como mencionei acima;
  4. Invista em tecnologia: vou falar sobre esse ponto no próximo tópico.

Diferencial para uma loja virtual: informação e tecnologia

Sabe o que os 25% de e-commerces que sobrevivem ao primeiro ano têm em comum? Organização e praticidade em seu operacional do dia a dia.

Imagine, por exemplo, ser capaz de gerenciar anúncios e vendas em diversas plataformas de Marketplace, tudo no mesmo lugar? Pois é, são ferramentas assim que mudam o jogo para as grandes lojas.

Mas eu não quero fazer propaganda de um produto não. Aliás, sei que a informação é a nossa melhor aliada em busca de uma loja vencedora e repleta de clientes.

 

Eu agradeço a sua companhia e até a próxima! 

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