Como agir com o corona virus no e-commmerce? A crise do Corona Vírus (COVID-19) afetou o mundo inteiro, pessoas, órgãos públicos e as empresas, como uma situação de extrema emergência, pela alta taxa de infecção do vírus, governos estão impondo e pedindo para que os cidadãos não deixem suas casas para conter a infecção na população. Porém isso afetou drasticamente os negócios e comércios, e isso não exclui o comércio online.
Uma coisa é fato: com mais tempo em casa e com a restrição de não poder sair de casa, o consumidor acaba optando pelo comércio online, porém, por motivos de segurança para seus funcionários, empresas estão adotando regimes diferenciados referente a jornada de trabalho, alguns trabalho em horário reduzido, outros de home-office e outras empresas fecharam sua atuação por tempo indeterminado, com isso, a gestão dos negócios fica muito mais complexas, de forma a encontrar maneiras para haver grandes prejuízos.
Algumas categorias, como saúde, cuidado pessoal e comidas e alimentos, tiveram grande alta nesse momento de crise, com cerca de 15% de melhora.
Como medidas de segurança, as empresas disponibilizam álcool em gel para seus funcionários e reforçam a limpeza na área de trabalho, também há empresas que contratam mais funcionários para dar conta da demanda excessiva nesse período.
Como a ordem geral durante essa crise é se prevenir e evitar o contato direto com outras pessoas, as empresas tomaram medidas com o ato da entrega, eliminando a necessidade da assinatura do cliente, e meios que não haja um contato entre entregador-cliente.
Nos setores administrativos, os funcionários já estão trabalhando remotamente, também há casos de turnos diferenciados para diminuir a concentração no escritório.
Por isso medidas precisam ser tomadas para diminuir os prejuízos e garantir a saúde e segurança de toda a população.