Os marketplaces podem ser definidos como um shopping virtual, onde são reunidos muitos lojistas em um único espaço, isto é, no ambiente virtual.
Tanto lojistas, quanto consumidores conseguem obter diversos benefícios como, por exemplo, variedade de produtos no caso de consumidores e maior visibilidade para os lojistas.
Mas, você sabe como funcionam os marketplaces? Confira como funciona este tipo de shopping virtual e qual o melhor para decolar suas vendas.
Como funcionam os marketplaces para lojistas?
Ao criar uma conta em um ou mais marketplaces disponíveis o lojista pode divulgar todos os produtos que oferece.
Geralmente não é cobrada nenhuma taxa para criar a conta. Mas, de acordo com o marketplace é necessário pagar uma porcentagem sobre o valor total do produto.
Vale ressaltar que normalmente a cobrança ocorre após a venda do produto.
Todo o processo da venda ocorre na plataforma, isto é, a divulgação dos produtos, comunicação com consumidores, pagamento da venda e pós-venda.
Um marketplace pode ser direcionado para um segmento específico como, por exemplo, automotivo ou pode agrupar todos os segmentos. Neste último caso os segmentos são separados por categorias para facilitar o acesso do consumidor.
Confira os principais marketplaces para decolar suas vendas
Mercado Livre
O Mercado Livre é o maior marketplace do Brasil, e existem boas razões para isto, algumas delas são:
- Sistema de reputação
O sistema de reputação permite que consumidores sintam maior confiança ao adquirir um produto e/ou serviço, assim, aumentando ainda mais as vendas da plataforma.
- Sistema de pagamento
O principal sistema de pagamento é o Mercado Pago, muito utilizado por muitas pessoas, o que gera mais credibilidade.
- Sistema de transporte
O transporte fica por conta do Mercado Envios, garantindo segurança e agilidade para o transporte das mercadorias. Porém, o lojista não é obrigado a utilizar este sistema. Mas, é uma ótima opção, além de ser gratuito, também oferece descontos de tarifa e frete para os consumidores.
A comissão paga para a plataforma varia de acordo com o tipo de anúncio, mas, a porcentagem comum fica entre 11% a 16%.
B2W
As principais plataformas da B2W são as lojas Americanas, Submarino e Shoptime.
A comissão paga para o marketplace é de 16% sobre o valor total da venda, ou seja, valor do produto + valor do frete.
Amazon
Também considerada uma das maiores marketplaces do Brasil, a Amazon funciona como as demais plataformas.
O que difere das demais é a comissão paga em caso de conta individual ou profissional.
- Conta individual – essa conta é exclusiva para pessoas que não pretendem vender mais de 10 itens por mês. Logo, é cobrado o valor de R$ 2,00 por item + comissão.
- Conta profissional – exclusiva para pessoas que irão vender mais de 10 itens por mês, o custo é de R$ 19,00 + comissão.
Como escolher um marketplace para suas vendas?
Primeiramente devemos mencionar que é possível divulgar seus produtos em todos os marketplaces disponíveis.
Claro que a tarefa em administrar mais de um shopping virtual será trabalhosa.
Para saber qual o melhor você deve analisar os custos de cada um. Assim como, a quantidade de anunciantes do mesmo segmento que o seu e as avaliações. Logo, os melhores marketplaces são os que têm mais anunciantes/avaliações do mesmo nicho, pois, significa que há procura.
- Written by: digigrow
- Posted on: 6 de November de 2020
- Tags: Como funcionam os marketplaces, melhor marketplace, shopping virtual