De acordo com o site e commerce brasil, o marketplace aumentou 52% em 2020, acima do total do mercado, o que resultou em R$ 73,2 bilhões para a categoria. Um número grande, não é?
Americanas, Mercado Livre e Magazine Luiza ainda são os três marketplaces favoritos do consumidor brasileiro. O e-commerce, ou seja, compras por dispositivos móveis, representou 57% das vendas em marketplaces no ano de 2020.
Informações apuradas pela E-bit/Nielsen, indicaram que o total de pedidos dos marketplaces chegou a 148,6 milhões, um crescimento de 38% em relação a 2019, o que resultou em um faturamento de R$ 73,2 bilhões para o segmento.
Essas estruturas não apenas proporcionam mais diversidade em produtos e serviços, como também diferentes condições de envio e formas de pagamentos para os clientes.
Vantagens dos marketplaces
Um fator importante dos marketplaces é a possibilidade de ampliar os pontos de interação com o consumidor, uma vez que atende ao comportamento omnichannel do público.
Os marketplaces são uma opção maravilhosa, que podem potencializar o comércio eletrônico, uma vez que contam com um modelo de negócio estruturado e testado. Assim, empresas de qualquer nicho podem melhorar seus desempenhos.
Pensando nisso, preparamos uma lista com cinco mitos sobre os marketplaces que você precisa conhecer.
1. “Não é seguro vender em marketplaces”
As plataformas dessas marcas enormes oferecem um ótimo suporte para que os lojistas comercializem seus produtos com segurança e tranquilidade. Além do mais, as informações dos consumidores são sigilosas, e os marketplaces garantem a segurança dos seus dados.
2. “Administração impossível”
O cadastro de produtos, recebimento de pedidos e controle de estoque são processos que podem ser gerenciados de maneira prática, dentro de um único painel administrativo. Dessa forma, não há de se falar em perda de tempo ou gestão de dois negócios: jogue fora essa ideia e perceba na prática como sua loja poderá sair ganhando.
3. “É super fácil vender em marketplaces”
Por serem plataformas muito conhecidas e com amplo alcance, vários empreendedores acreditam, equivocadamente, que não é preciso tanto esforço para conseguir vender bem.
Contudo, é justamente por serem bastante conhecidos, que os marketplaces exigem atenção especial para comercializar seus produtos Brasil afora. Apesar disso, esse modelo de negócio tem muita competitividade, tornando mito a ideia de que são um canal de venda facilitada.
4. O atendimento ao cliente não é importante
Um enorme erro que os empreendedores cometem é achar que o cliente não merece muita atenção nos marketplaces, uma vez que esses locais são bem movimentados e sempre haverá procura.
5. Não é possível aplicar SEO em Marketplace
De maneira geral, os marketplaces possuem uma classificação eficiente nos buscadores. Contudo, é possível melhorar ainda mais o ranqueamento combinando esse bom posicionamento com uma estratégia baseada em palavras-chave relevantes para sua marca, auxiliando o destaque da sua empresa nos mecanismos de busca.
Por isso é essencial que você crie descrições completas, relevantes e verdadeiras para seus produtos, ajudando a atrair e converter seus clientes.
Em conclusão
Os marketplaces têm se tornado uma alternativa cada vez mais confortável e confiável para consumidores que compram online e, por isso, podem representar uma oportunidade de negócio para lojistas e donos de e-commerce.
Por isso, preparamos cinco dicas para que o seu marketplace arrase no ranqueamento e você possa alcançar excelentes vendas. Boa sorte!
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