Nesses últimos tempos, o setor de e-commerce é um dos que mais cresceu no Brasil, porém uma modalidade chama atenção, o “figital”, você conhece?
O figital é a junção do físico e do digital, boa parte da população ainda compra seus produtos em lojas físicas por diversos motivos, como a troca imediata de um produto, por exemplo. Porém é comum, em compras mais programadas, o usuário utilizar tanto o meio online quanto o físico para realizar essa compra.
Veja como transformar esse meio de compra em um resultado totalmente digital:
Em 2018 e parte de 2019, foram vendidos mais de 62 milhões de produtos, veja como essas compras foram realizadas, segundo a Gfk:
– Online – 14,5%
– Offline – 36%
– Pesquisa online + compra offline – 49,5%
Ou seja, o figital já equivale a metade do consumo de produtos no país.
Com a pesquisa online sendo feita, surge uma oportunidade de engajamento com esse cliente, trazendo informações e conhecimento sobre o produto ou sobre compras online, aumentando assim a chance de voltar ao site, aumentando também as chances de negócios.
São diversos motivos que influenciam uma venda no meio físico, o apelo do contato físico, a desbancarização fizeram o setor online avançar muito, porém ainda precisa crescer mais, outra questão é a entrega, as pessoas passam o dia todo fora, sem ter alguém que possa receber seus produtos e por isso, passar em uma loja física acaba sendo mais cômodo.
Um ponto positivo para a meio online é que o acesso pelo celular é muito mais popular hoje em dia, com isso, 69% dos sites são responsivos.
Então, a questão a se adotar é modificar a jornada de compra do consumidor, tornando o meio digital mais engajador, que traga benefícios, assim trazendo mais possíveis clientes.
- Written by: digigrow
- Posted on: 29 de abril de 2020
- Tags: dicas, Digital, ecommerce, figital, loja física